Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7808
Título: Impasses do feminino: A devastação em Camille Claudel
Autor(es): Tertuliano, Aurylândia Barbosa
Palavras-chave: Psicanálise
Devastação
Claudel, Camille
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: Para a psicanálise, desde o seu início, o feminino tem sido objeto de incitantes questionamentos, ao ponto do seu criador compará-lo a um “continente obscuro”. Freud não tenta, portanto, descrever o que é a mulher, porém se propõe a indagar como é que a feminilidade se constitui. A partir disso, descobre a existência de uma fase pré-edipiana na mulher, chamando a atenção para a relação singular que a menina tem com sua mãe. Num primeiro momento, essa relação é constituída de um intenso amor e, posteriormente, sofre um afrouxamento desses laços afetuoso, isso acontece após a menina descobrir que sua mãe a trouxe ao mundo sem um significante que a defina como mulher, definindo esse laço como uma “catástrofe”. Lacan retomará esse termo freudiano sob o nome de “devastação” também para se referir à ligação existente entre mãe e filha e nas parcerias amorosas da mulher. Para Lacan, a devastação do sujeito feminino está relacionada ao enigma estabelecido pelo gozo da mãe e a um outro gozo ao qual somente os seres femininos teriam acesso. O objetivo deste trabalho é abordar a noção de devastação, concebido pela Psicanálise, e sua relação com o feminino, tendo como referência Freud e Lacan, lançando mão da biografia da escultora francesa Camille Claudel, como um recurso material bastante pertinente para a ilustração desse conceito psicanalítico.
Descrição: TERTULIANO, A. B. Impasses do feminino: a devastação em Camille Claudel. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7808
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurylândia Barbosa Tertuliano.pdfPDF - Aurylândia Barbosa Tertuliano612.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.