Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7809
Título: A dimensão do trabalho coletivo para equipes multidisciplinares de CAPS
Autor(es): Bezerra, Eduardo Breno Nascimento
Palavras-chave: Centros de Atenção Psicossocial
Clínicas do Trabalho
Profissionais de Saúde Mental
Data do documento: 25-Fev-2014
Resumo: O novo modelo de atenção em saúde mental tem exigido diversas mudanças nos modos de saber-fazer dos profissionais que atuam nessa área, demandando adequações e uma atuação interdisciplinar que, por muito tempo, encontrou entraves para sua realização. Desse modo, este artigo busca analisar a atividade de profissionais que compõem equipes multiprofissionais nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Campina Grande/PB. Para tanto, à luz das abordagens clínicas no trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa com o uso das técnicas de observação e da “instruções ao sósia”. Participaram dessa investigação, 19 profissionais que compõem equipes multiprofissionais de três CAPS do município, nas modalidades de CAPSad, CAPSi e CAPSIII. Os resultados apontaram que o trabalhar dos profissionais em saúde mental na perspectiva psicossocial envolve situações diversas, como as variabilidades da demanda, os tipos de usuários atendidos, contato com as famílias e exigências como a necessidade de compartilhar atividades. Neste sentido, o trabalhar em CAPS possui um caráter enigmático, exigindo do trabalhador uma gestão das situações cotidianas encontradas. A gestão das atividades é feita de modo individual e coletivo, de modo que, dar conta de um atendimento em todas as suas nuances, como as exigências técnicas e as relações sociais com usuários, familiares e outros profissionais, constitui uma dramática que mobiliza a subjetividade desses profissionais.
Descrição: BEZERRA, E. B. N. A dimensão do trabalho coletivo para equipes multidisciplinares de CAPS. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7809
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Breno Nascimento Bezerra.pdfPDF - Eduardo Breno Nascimento Bezerra600.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.