Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7818
Título: O papel da assistência domiciliar na visão dos agentes de combate às endemias no município de São Bento-PB
Autor(es): Silva, Ozeias Martins da
Palavras-chave: Agente de combate à endemia
Visita domiciliar
Percepção
Resumo: Este estudo buscou caracterizar a percepção da Assistência Domiciliar dos Agentes de Combate às Endemias, bem como, identificar a repercussão no desenvolvimento do seu trabalho junto à comunidade no qual eles estão inseridos. Portanto teve como objetivo geral: conhecer a percepção do agente comunitário de endemias sobre a assistência domiciliar, dentro de uma abordagem teórica baseada na ótica de atenção primária as endemias entre a população e os Agentes Comunitários de Endemias. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo observado através de questionários com dez agentes comunitários de endemias. A análise dos dados se processou de forma qualitativa, emergindo as seguintes categorias: o papel da assistência domiciliar na visão dos agentes de combate as endemias e a normativa do agente comunitário de endemias x orientações prestadas pelos agentes durante as visitas. Foi observada que a visita domiciliar é uma prática que garante um novo olhar do ACE em relação ao contexto em que se processam as ações de saúde, visto que pressupõe uma busca ativa de problemas atuais, preservando e potencializando a atuação de vigilância em saúde. Na maioria das vezes o ACE está inserido nesta atividade sem conhecer qual a sua função e como deve adentrar nos domicílios das famílias. Portanto, concluímos que os gestores direcionam suas ações a partir das informações geradas pelos ACE, analisadas e discutidas com os fornecedores destes dados, visando uma prática em que julgo oportuno estudá-lo por entender ser relevante para a sociedade e para os profissionais de endemias.
Descrição: SILVA, O. M. O papel da assistência domiciliar na visão dos agentes de combate às endemias no município de São Bento-PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7818
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ozeias Martins da Silva.pdf318.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.