Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Elucinaldo Laurindo de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-06T12:08:43Z | - |
dc.date.available | 2015-11-06T12:08:43Z | - |
dc.identifier.other | CDD 363.125 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7819 | - |
dc.description | ALMEIDA, E. L. de. O trânsito na cidade de Patos (PB) e o grau de aprovação da gestão pelo usuário. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório com uma abordagem quantitativa, que teve por objetivo geral avaliar o grau de satisfação da população de Patos, Estado da Paraíba, em relação à municipalização do trânsito local. Após a promulgação da atual Constituição, o trânsito no Brasil passou a ter uma nova configuração, cabendo sua organização, gestão e fiscalização aos municípios, mediante o processo que ficou conhecido como ‘municipalização do trânsito’, que por sua vez, foi priorizado no novo o Código de Trânsito Brasileiro. Assim, em decorrência das disposições constitucionais, toda a operacionalização do trânsito urbano passou a ser uma atribuição do município, que deve colocar em prática um sistema de sinalização; bem como o desenvolvimento de programas de educação e segurança de trânsito, no âmbito de sua circunscrição. No caso específico do município de Patos, no Estado da Paraíba, a municipalização do trânsito foi promovida através da Lei Municipal nº 3.408, de 17 de janeiro de 2005. A mencionada lei municipal deu toda uma estrutura à Superintendência de Trânsito e Transporte, definindo suas atribuições e estabelecendo o que deve ser observado quanto ao funcionamento da Junta Administrativa de Recursos de Infrações. De acordo com os dados colhidos, na opinião de uma grande parte dos entrevistados, o trânsito da cidade de Patos que antes era bastante complicado, melhorou muito depois da municipalização. Pois, além de vir contribuindo para dar uma maior mobilidade à cidade, o trânsito atual se apresenta mais seguro, com um número reduzido de acidentes quando comparado ao passado, fato que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população patoense. Entre a maioria dos entrevistados também existe o entendimento de que a processo de municipalização do trânsito influenciou na melhoria da cidade. A pesquisa aponta que em torno de 85% dos entrevistados encontram-se satisfeitos com a municipalização do trânsito ocorrida na cidade de Patos, Estado da Paraíba, partindo do princípio de que este processo proporcionou uma melhor mobilidade; trouxe segurança; disciplinou uma melhor utilização e ocupação dos espaços no centro destinados aos estacionamentos, com a criação da linha azul; e, a significativa redução do número de acidentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Germano Ramalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Municipalização | pt_BR |
dc.subject | Satisfação dos usuários | pt_BR |
dc.title | O trânsito na cidade de Patos (PB) e o grau de aprovação da gestão pelo usuário | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 94 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elucinaldo Laurindo de Almeida.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.