Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7822
Título: Ações do governo municipal para saúde da pessoa idosa nas unidades básicas do município de Ibiara-PB
Autor(es): Moura, Imara Mikaely Mangueira de
Palavras-chave: Saúde
Idoso
Envelhecimento
Ações
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho surgiu de uma reflexão a nível municipal sobre como são gerenciadas as ações do governo para a saúde do idoso no município de Ibiara-PB. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral identificar o grau de gerenciamento dessas ações desenvolvidas na cidade, ou seja, como a gestão municipal orienta e executa os serviços básicos de saúde para esta faixa etária. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) todo cidadão deverá ser assistido gratuitamente em todos os seus serviços necessários, porém nem sempre os municípios conseguem cumprir com suas tarefas que são direcionadas pelo governo federal. No caso de Ibiara, campo de estudo do trabalho, o que fora possível observar com o estudo é que este serviço fica a cargo da coordenação municipal do PSF e das gerentes de enfermagem responsáveis pelas unidades básicas. O estudo apresenta em seus capítulos, discussões acerca da atenção a saúde do idoso no Brasil, a importância da imunização para esta faixa etária, abordando os principais programas de assistências no Brasil e no município pesquisado, assim como as ações desenvolvidas. Em termos metodológicos realizou-se um levantamento bibliográfico através de bases de dados eletrônicas e apostilas. Também foi realizada pesquisa de campo com o secretário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a coordenadora do Programa de Saúde da Família e a enfermeira responsável pelo PSF-I do município.
Descrição: MOURA, I M M de. Ações do governo municipal para saúde da pessoa idosa nas unidades básicas do município de Ibiara-PB. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7822
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Imara Mikaely Mangueira de Moura.pdf569.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.