Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Eliane Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-06T12:14:34Z | - |
dc.date.available | 2015-11-06T12:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7834 | - |
dc.description | OLIVEIRA, E. B. de. O sistema opressor de ensino representado no romance "Doidinho" de José Lins do Rego. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho consiste em discutir a opressão escolar das práticas educativas que são representadas no romance “Doidinho” de José Lins do Rego. O espaço escolar da referida obra onde transcorre o enredo é um internato com normas rígidas e tradicionalistas, a formação educacional é sistemática e a metodologia opressora, posto que o narrador-protagonista é vítima dessa opressão, fundamentalmente por parte da metodologia normativa utilizada pela instituição de ensino, na qual o mesmo encontra-se inserido. O personagem secundário Maciel, diretor do internato representa claramente a abrangente efetivação do sistema, quando este faz uso da palmatória para castigar os alunos. Para fundamentar a pesquisa foram abordadas as temáticas do regionalismo e do memorialismo com aporte teórico de Candido (2005) (2010); Bosi (2006); Ecléa Bosi (1994); Moisés (2008); Goulart (2009); Ghiraldelli (2009); Rego (1984) (2004); Freire (1996) (2005); Teixeira (1976), entre outros. A realização da pesquisa possibilitou constatar que o método de ensino adotado no internato não é eficiente, pois oprime o indivíduo, incapacitando a exposição de suas ideias, posto que a educação é construída a partir de diálogos e troca de informações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Opressão escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Memoralismo | pt_BR |
dc.title | O sistema opressor de ensino representado no romance "Doidinho" de José Lins do Rego | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliane Barbosa de Oliveira.pdf | 972.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.