Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7853
Título: Cultura e identidade no cinema campinense: práticas e representações cotidianas entre 1960-1999
Autor(es): Silva, Tércia Fernanda da
Palavras-chave: Cinema - Campina Grande
Historiografia
Cultura
Identidade
Representação
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir acerca, inicialmente, da relação cinema- história, buscando analisar como se deu o processo de inclusão do cinema como uma fonte histórica e como o cinema adquiriu uma importância no trabalho do historiador e na pesquisa histórica. A proposta de nosso trabalho é pensar sobre a cultura e identidade campinense no período compreendido entre 1960 a 1999, observando as práticas e representações elaboradas sobre o cinema em Campina Grande. Posteriormente, discutiremos as contribuições do cinema produzido na cidade, na construção da memória e identidade deste povo num recorte temporal que vai de 1960 a 1999. Nesta pesquisa, trabalhamos a partir dos estudos de Marc Ferro (1992), ao tratar da relação cinema-história dentro da perspectiva da História Cultural transmitida por Sandra Jatahy Pesavento (2008) e José D’Assunção (2003). Como abordagem metodológica, para a elaboração desse texto, trabalhamos com a História Oral temática, a partir trabalhos de Sonia Maria de Freitas. As fontes utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e trabalhos sobre a temática. A produção cinematográfica de Campina Grande, mesmo com dificuldades, teve um papel significativo na forma de se fazer cinema na cidade e na maneira como, a partir do cinema, construíram-se representações do espaço citadino.
Descrição: Silva, T. F. da. Cultura e identidade no cinema campinense: práticas e representações cotidianas entre 1960-1999. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7853
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tércia Fernanda da Silva.pdfTércia Fernanda da Silva670.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.