Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7854
Título: No meio do caminho tinha Soledade: memórias e sensibilidades - a construção da estrada de rodagem e a chegada da BR - 230
Autor(es): Marinho, Ana Carolina de Araújo
Palavras-chave: Soledade - Paraíba
Historiografia
História Cultural
Resumo: O presente trabalho que segue a linha de pesquisa da história cultural tem como objetivo geral discutir como a cidade de Soledade foi sentida pelos seus moradores com a construção da estrada de rodagem e depois com a chegada da BR-230. Nossas inquietações surgiram da observação de um costume muito presente na cidade aqui pesquisada, tendo em vista que sempre foi presenciado por nós, a prática dos moradores mais antigos, se reunirem em grupos de amigos ou familiares na praça ou mesmo nas portas de suas casas para conversarem enquanto acompanham atentos os carros que transitam pela BR-230, rodovia essa responsável por cortar a urbe.Dessa forma, a problemática desse trabalho nasceu do desejo de tentar reverificar se costume dos moradores é um hábito iniciado apenas depois da chegada da BR, ou já era uma prática existente. Vamos aqui analisar se houve aparecimento de mudanças na rotina dos habitantes, isto é, aparecimento de novas sensibilidades ligadas à chegada dessa rodovia. Usaremos como aportes teóricos Sandra J. Pesavento, Roger Chartier, Lynn Hunt e Peter Burke que comungam dos princípios culturais. Em busca de respostas para os nossos questionamentos, vamos usar algumas fontes historiográficas, tais como, os relatos orais, as fotografias e textos bibliográficos, para a realização desse trabalho, bem como para o diálogo com as fontes, o método indiciário foi muito importante para a nossa pesquisa.
Descrição: Marinho, A. C. de A. No meio do caminho tinha Soledade: memórias e sensibilidades - a construção da estrada de rodagem e a chegada da BR - 230. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7854
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina de Araújo Marinho.pdfAna Carolina de Araújo Marinho1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.