Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7856
Título: Sociabilidades e cotidiano: a vida escolar em Massaranduba na década de 1950
Autor(es): Lima, Darlan Duarte
Palavras-chave: Sociabilidade
Educação
Sistema Educacional
Massaranduba - Paraíba
Resumo: O presente artigo, fruto do trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo refletir sobre a implementação do primeiro sistema educacional presente em Massaranduba nos anos 50 do século passado, buscando ter como foco principal o convívio entre docentes e alunos assim como as relações destes estudantes entre si. Na pesquisa buscamos perceber o que a educação trouxe de novo para estes indivíduos quanto suas prerrogativas de futuro e suas sensibilidades em torno daquilo que se vivenciava. Tendo como aporte teórico o francês Roger Chartier, discorreremos nossos escritos corroborados pela História Cultural, já que se trata de perceber, na maior parte do texto, aspectos do cotidiano de cada indivíduo. O conhecimento da causa se formula através do discurso oral extraído dos ex-alunos da instituição, portanto passa a ser um trabalho ancorado no conceito de Memórias.
Descrição: Lima, D. D. Sociabilidades e cotidiano: a vida escolar em Massaranduba na década de 1950. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7856
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Darlan Duarte Lima.pdfDarlan Duarte Lima564.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.