Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7857
Título: Ensino de história, história da Paraíba e identidade: uma reflexão pelo olhar do professor
Autor(es): Oliveira, Lankaster Almeida
Palavras-chave: Ensino de História
História da Paraíba
Formação de Identidade
Resumo: Entendendo que o ensino de história da Paraíba tem participação no processo de formação de identidade dos estudantes, este texto trás um debate reflexivo através do olhar dos professores sobre o uso dessa temática na rede pública de ensino do Estado, mais precisamente no município de Campina Grande - PB. Partindo da análise de questionários aplicados a professores de ensino fundamental II de quatro escolas estaduais da cidade e de regiões diferentes, essa análise será iniciada com uma reflexão sobre os dilemas encontrados no cotidiano escolar desses profissionais do magistério. Também será discutido sobre o ensino de história e história local/regional, meio pelo qual os alunos da rede estadual paraibana de ensino podem construir uma identidade enquanto cidadão paraibano. Pontuando dilemas e problemas para que essa temática seja implantada, também serão apontadas possíveis soluções. Por fim, essa análise será concluída com uma discussão sobre a história local e a formação de identidade a partir do ensino da história da Paraíba.
Descrição: Oliveira, L. A. Ensino de história, história da Paraíba e identidade: uma reflexão pelo olhar do professor. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7857
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lankaster Almeida Oliveira.pdfLankaster Almeida Oliveira1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.