Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7861
Título: Portfólio de memórias docentes: o ensino de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Anésio Leão
Autor(es): Gonçalves, Nelson
Palavras-chave: Ensino de História
Currículo
Estágio Supervisionado
Resumo: Este trabalho relata minhas experiências como professor estagiário na turma do 8º ano A do turno da manhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Anésio Leão, destacando aspéctos do período de observação e regência. De forma sucinta destaco fatos marcantes inteiramente ligados à história do ensino de História e à educação em nosso país tendo como referência FONSECA (1993), ARANHA (1996), RIBEIRO (1991) E BITTENCOURT (2004). Tomei teoricamente a contribuição de GIROUX (2005), ALTHUSSER (1983), SILVA, M. A (2006) e outros autores, destacando as concepções de currículo que surgiram ao longo da História e como estas se constituíram através da contribuição de estudos sociológicos e também de teorias de ensino e de aprendizagem. Discuto as várias formas de composição curricular e destaco a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação ao ensino de História nas escolas brasileiras. Destaco os desafios encontrados no início das atividades de professor no estágio supervisionado e apresento a relação entre a regência em sala de aula e a utilização das fontes históricas na busca por um processo de ensino aprendizagem capaz de desenvolver o conhecimento crítico dos estudantes do ensino fundamental.
Descrição: Gonçalves, N. Portfólio de memórias docentes: o ensino de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Anésio Leão. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7861
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nelson Gonçalves.pdfNelson Gonçalves551.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.