Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7865
Título: Análise da dinâmica urbana da Avenida Juscelino Kubitschek, Campina Grande - PB
Autor(es): Ferreira, Rodrigo Araújo
Palavras-chave: Urbanismo
Expansão Imobiliária
Gestão Urbana
Resumo: Considerando a dinamicidade do espaço urbano e as peculiaridades inerentes a cada realidade posta, esta pesquisa busca analisar a dinâmica urbana e a influência da Avenida Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Presidente Médici, Campina Grande- PB, tendo em vista as perceptíveis transformações pelas quais esta via pública passou nos últimos anos. Para tanto, o uso do método do materialismo-histórico-dialético, a partir do referencial bibliográfico pertinente e da observação in lócus, evidenciam-se como um conjunto de instrumentos utilizados para a compreensão dos processos de produção espacial deste subespaço da cidade em enfoque. Ressalte-se a atenção especial dispensada à identificação dos principais reflexos causados na localidade objeto de estudo a partir da dinâmica observada, bem como no cotidiano da população local, a fim de entender até que ponto a implementação desta avenida contribui para o crescente cenário de expansão imobiliária e prestação de serviços diversos. Nesse contexto, é pertinente a abordagem acerca da influência das práticas de gestão nos desdobramentos da acumulação de capital e valorização do recorte espacial escolhido para análise. Ademais, estruturando-se como um estudo que pode vir a contribuir não apenas para o entendimento das benesses trazidas com a Avenida JK, mas podendo ser de utilidade para projetos de gestão urbana no local.
Descrição: Ferreira, R. A. Análise da dinâmica urbana da Avenida Juscelino Kubitschek, Campina Grande - PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7865
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Araújo Ferreira.pdfRodrigo Araújo Ferreira1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.