Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7868
Título: Diagnóstico e percepção ambiental no açude Santa Rita, Sossego/ Baraúna, PB
Autor(es): Silva, João Nailson de Castro
Palavras-chave: Impacto Ambiental
Degradação Ambiental
Recursos Hídricos
Reservatório de Água
Resumo: Diante da degradação dos recursos ambientais, urge a necessidade de trazer para a discussão as causas e consequências desses impactos. Esses danos afetam sobremaneira a dinâmica do território onde a população está localizada o que denota a falta de planejamento ou até mesmo despreparo em lidar com bens comuns necessários à sobrevivência das pessoas, dentre esses os recursos hídricos. O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetivar um diagnóstico sobre a percepção ambiental da população que reside no entorno do açude Santa Rita, Sossego, PB e a degradação no rio de mesmo nome; diagnosticar os diferentes tipos de usos da água retirada do açude Santa Rita; diagnosticar as principais fontes de poluição da bacia hidrográfica do Rio Santa Rita tributário do Jacu. Para a realização da pesquisa, houve visitação in loco para obtenção de material fotográfico fazendo observação direta da área, com a aplicação de questionários, fez-se necessário ainda a leitura de obras de referências as quais servirão de base teórica ao presente trabalho visando à construção do embasamento científico desta monografia. Por meio deste trabalho foram identificados diversos impactos ambientais no Rio Santa Rita e permitiu conhecer a diversidade das percepções dos entrevistados quanto aos recursos hídricos. Sendo assim, é de grande relevância que os moradores atuem de maneira cada vez mais eficiente no processo de gerenciamento das águas, visto que as águas do referido reservatório é feito uso de modo diverso.
Descrição: Silva, J. N. de C. Diagnóstico e percepção ambiental no açude Santa Rita, Sossego/ Baraúna, PB. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7868
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Nailson de Castro Silva.pdfJoão Nailson de Castro Silva3.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.