Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7869
Título: O trabalho precoce no setor informal da Feira Central de Campina Grande - PB: os pequenos carroceiros
Autor(es): Nascimento, Allana Moreira do
Palavras-chave: Trabalho Infantil
Trabalho Informal
Feira Livre
Resumo: O trabalho informal e a problemática do trabalho precoce é um fenômeno ainda comum nas feiras livres de muitas cidades do Nordeste brasileiro, e em especial, do Estado da Paraíba, visto que promovem a manutenção, renda e sobrevivência de inúmeras pessoas. O objetivo central deste trabalho foi de abordar e diagnosticar as atividades e condições de trabalho precoce na feira central de Campina Grande-PB, no qual teve como enfoque o circuito inferior da economia. Destacando nesta modalidade, o trabalho dos pequenos carroceiros, que oferecem serviços de frete em carrinho de mão. Para tanto, se utilizou um levantamento bibliográfico acerca do comércio e do trabalho informal infanto-juvenil no Brasil, na Paraíba, e na Feira Livre, munida de investigação empírica descritiva realizada na observação em campo, sobre a abordagem de cunho qualitativo, no qual foram avaliados os dados dos registros pesquisados. Ao discutir as razões para inserção do trabalho precoce na feira, revela-se uma cultura do pró-trabalho infantil sobre condições impróprias, ocasionado riscos físicos, mentais e psicológicos. Conclui-se que a feira central é uma instituição composta de uma estrutura socioeconômica como alternativa para o sustento de muitas famílias, inclusive para crianças e adolescentes que vão sendo incorporados ao mercado de trabalho precocemente.
Descrição: Nascimento, A. M. do. O trabalho precoce no setor informal da Feira Central de Campina Grande - PB: os pequenos carroceiros. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7869
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allana Moreira do Nascimento.pdfAllana Moreira do Nascimento2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.