Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7873
Título: Perfil do migrante rural na periferia da cidade de Tenório - PB
Autor(es): Gomes, Vanda Lúcia Lourenço
Palavras-chave: Migração
Migrante Rural
Tenório - Paraíba
Êxodo Rural
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada no município de Tenório, que se localiza na Mesorregião da Borborema e Microrregião do Seridó Oriental da Paraíba, tendo como enfoque de estudo o Perfil do Migrante Rural na Periferia da Cidade de Tenório-PB. A presente pesquisa foi baseada em obras e autores que enfocam a temática migração e as relações rural-urbano na perspectiva de um novo rural brasileiro, no qual o espaço e o modo de vida urbano expandem para as áreas rurais formando espaços rururbano na perspectiva de vários fatores (opção de morar na cidade, busca por melhores condições de vida, seca que assola a região, falta de investimento e incentivo a agropecuária, entre outros). O objetivo deste estudo foi diagnosticar os fatores responsáveis pela rururbanização de Tenório a partir da migração rural-urbana, visando por meio da caracterização do perfil da população migrante (êxodo rural), além das causas da migração, expectativas e sugestões da população em relação à agricultura no município, bem como identificar os reflexos dessa rururbanização para a configuração territorial do município. Com base na aplicação de cinquenta questionários com a população entrevistada a pesquisa coletou os dados que posteriormente foi formulado através de tabelas e gráficos, no qual foi utilizado o Programa Excel para a formulação dos dados em percentuais, com base nos princípios que demonstram e fomentam as evidências de uma rururbanização a partir do processo migratório – campo versus cidade no referido município. Os resultados dos dados comprovam que o êxodo rural, vem promovendo o processo de rururbanização, isto é, o avanço do uso e ocupação urbana em direção à zona rural. Diante das mudanças ocasionadas pelo processo de urbanização percebeu-se a necessidade de investir na agricultura por parte do governo municipal, visto que o estudo mostrou um futuro preocupante para a agricultura e o agricultor desta localidade.
Descrição: Gomes, V. L. L. Perfil do migrante rural na periferia da cidade de Tenório - PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7873
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanda Lúcia Lourenço Gomes.pdfVanda Lúcia Lourenço Gomes4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.