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dc.contributor.authorGomes, Monique Pereira-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:39:06Z-
dc.date.available2015-11-16T12:39:06Z-
dc.identifier.otherCDD 370.152 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7898-
dc.descriptionGomes, M. P. Adolescência e as tecnologias digitais como motivação no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractCaracterizar a adolescência e reconhecer suas especificidades deve ser algo comum à escola e aos agentes educacionais. Por se tratar de um ambiente onde perpassa uma grande parcela das fases de desenvolvimento humano, a escola deve estar preparada para agir com os indivíduos, reconhecendo suas habilidades e peculiaridades em cada uma dessas fases. Deve reconhecer o que é possível e favorável para o ensino e em especial o que deve servir de motivação para o sucesso acadêmico dos sujeitos envolvidos, mesmo reconhecendo a dinâmica social e a inserção de novas metodologias e recursos que agrega as tecnologias em seu cenário educacional. A proposta deste trabalho é analisar como a escola tem percebido os sujeitos educandos adolescentes, reconhecendo a fase transitória do desenvolvimento humano, a saber, a adolescência, identificando quais as contribuições das tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem para esses educandos, como recursos que podem favorecer o enriquecimento do conhecimento e da autonomia dos educandos em um novo cenário educacional, no qual as tecnologias estão cada vez mais presentes. Portanto, realizamos uma pesquisa do tipo exploratória, com 228 alunos e 8 professores de escolas públicas e privadas do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE, no período que correspondeu de agosto a novembro do ano corrente, com intuito de perceber como os educadores têm relacionado as características propícias da adolescência à sua ação para o ensino com os mesmos. Além de apontar em que as tecnologias podem contribuir para o ensino, desde que bem articuladas às práticas dos professores reconhecendo como as tecnologias podem ser elementos motivadores dentro do processo de ensino-aprendizagem para adolescentes. Conclui-se, pois, valorização dos sujeitos adolescentes independente das tecnologias, mas, exige-se do educador o reconhecimento da dinâmica social que agrega os recursos tecnológicos enquanto elementos que podem contribuir para motivação e, consequentemente para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleAdolescência e as tecnologias digitais como motivação no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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