Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Janaína de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:39:57Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:39:57Z | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7902 | - |
dc.description | Oliveira, J. de S. O ato de ler na experiencia de alunos do 1º ano de uma escola pública Municipal de Campina Grande. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) é resultado de uma pesquisa realizada na sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental I,em uma escola municipal de Campina Grande tendo como objetivo como acontece o processo de aprendizagem da leitura na alfabetização. Procurou-se compreender a relação das crianças com as leituras realizadas na escola que auxiliam tanto no processo de alfabetização quanto fora do contexto escolar. Como também dos tipos de textos utilizados pela professora na sala de aula. Esse estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e da observação e da história oral, e teve como fonte escrita os seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2007), Martins (2006), Sousa e Silva (2003) e outros. É importante que haja consciência que aprender a ler significa compreender o mundo, dando sentido a ele. A alfabetização está tradicionalmente ligada à linguagem, a cultura e ao meio social que o aluno está inserido, pois em muitos casos eles apenas só vão ter acesso à leitura na escola. Poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão apegados a uma prática tradicional e mecânica que torna para os alunos o ato da alfabetização um amontoado de signos linguísticos que ele irão decorar mecanicamente. Identificar qual a é a maior dificuldade dos alunos fez-se fundamental nesse estudo e para isso partiu-se de um questionário que foi aplicado com os alunos e uma entrevista com a professora e percebeu-se que há uma rede de fatores que interferem direta e indiretamente na alfabetização dos educandos esses fatores são internos e externos a escola, pois o meio que os alunos estão inseridos com certeza interferirá na vida escolar de cada um. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Jose Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ato de ler na experiencia de alunos do 1º ano de uma escola pública Municipal de Campina Grande | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janaína de Sousa Oliveira.pdf | Janaína de Sousa Oliveira | 838.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.