Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balbino, Suely Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:40:05Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:40:05Z | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7903 | - |
dc.description | Balbino, S. M. A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Escola Severino Bronzeado, localizada numa área de assentamentos de Reforma Agrária no município de Remígio/PB. O objetivo do estudo é analisar a Escola como espaço de construção da Educação do Campo, destacando desafios e indícios da construção de uma Educação do Campo, presentes nas práticas educativas que são desenvolvidas em conjunto com a escola. A pesquisa ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa, numa perspectiva participante, buscando compreender e analisar os dados no processo de seu desenvolvimento por meio de fundamentos como Araújo e Silva (2011), Brandão (1997, 2002), Caldart (2002, 2003, 2012), Costa (2010), Freire (1993, 2008, 2013) e Vigotski (2004, 2007). Dessa forma, pudemos compreender o processo de construção de uma proposta de Educação do Campo para emancipação do sujeito, evidenciando que esta precisa se constituir coletivamente a partir dos próprios sujeitos do campo, na perspectiva de valorização da vida no campo, das singularidades de seus sujeitos, seus saberes e culturas. Todavia, percebemos que o contexto histórico e a realidade dos assentamentos precisam estar presentes no cotidiano da sala de aula; que a realidade da escola, em seus aspectos físicos e materiais, não atendem às necessidades de professores/as, alunos/as e da comunidade. Além disso, as práticas tecnicistas estão presentes em atividades desenvolvidas na sala de aula e não existe uma proposta coletiva estruturada sobre Educação do Campo. Contudo, constatamos indícios de Educação do Campo, expressos no desenvolvimento de práticas educativas que trabalham as vivências culturais das crianças e permitem o contato com outras realidades por meio dos projetos pedagógicos, nas aulas de campo e nas parcerias estabelecidas pela escola. Nesse sentido, existem indicativos de uma Educação do Campo evidenciados nas concepções e na prática educativa contextualizada com a realidade sócio histórica do campo, desenvolvidas no contexto da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nelsânia Batista da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Prática Educativa | pt_BR |
dc.title | A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Suely Medeiros Balbino.pdf | Suely Medeiros Balbino | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.