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dc.contributor.authorRodrigues, Danielle Pontes-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:40:23Z-
dc.date.available2015-11-16T12:40:23Z-
dc.identifier.otherCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7905-
dc.descriptionRodrigues, D. P. As políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafios. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo discute as políticas educacionais, com enfoque principal para a Educação Infantil e tem como objetivo realizar uma breve análise sobre a política educacional brasileira na área da Educação Infantil, a configuração das políticas educacionais de diferentes épocas e de como o contexto histórico influencia diretamente as políticas educacionais em dado período. A investigação trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está inspirada nos estudos desenvolvidos por Conceição [s.d.], Kramer (2006), Mainardes (2006), Martins (2010), Santos (2012), Sousa Neto (2002), Oliveira (2010), dentre outros.Inicialmente, se discute a contextualização e os conceitos de política, políticas públicas e políticas educacionais. Neste sentido, sãoapresentadas questões norteadoras para a análise da trajetória das políticas educacionais e as transformações econômicas e sociais que influenciaram diretamente a educação brasileira. Depois, se analisam as Políticas Públicas da primeira infância, os primeiros atendimentos às crianças pequenas, a criação e extinção de programas para solucionar os problemas da infância no que tange aos aspectos sociais e educacionais e a formação de professores da Educação Infantil;com enfoque para os avanços e os desafios que a mesma vem enfrentando tais como maior valorização dos docentes, a inclusão da Educação Infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, a criação dos RCNEIS e DCN´S para a elaboração de Políticas Públicas para a Educação Infantil,dentre outros. Conclui-se que para compreendermos as políticas educacionais, especialmente as políticas de Educação Infantil, objeto de estudo do presente artigo, é importante se fazer um resgate histórico e atentar para a importância de uma abordagem dialética das políticas educacionais, visando compreendê-las a partir do contexto histórico que cada politica educacional se desenvolveu.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleAs políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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