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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Danielle Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:40:23Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:40:23Z | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7905 | - |
dc.description | Rodrigues, D. P. As políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafios. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo discute as políticas educacionais, com enfoque principal para a Educação Infantil e tem como objetivo realizar uma breve análise sobre a política educacional brasileira na área da Educação Infantil, a configuração das políticas educacionais de diferentes épocas e de como o contexto histórico influencia diretamente as políticas educacionais em dado período. A investigação trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está inspirada nos estudos desenvolvidos por Conceição [s.d.], Kramer (2006), Mainardes (2006), Martins (2010), Santos (2012), Sousa Neto (2002), Oliveira (2010), dentre outros.Inicialmente, se discute a contextualização e os conceitos de política, políticas públicas e políticas educacionais. Neste sentido, sãoapresentadas questões norteadoras para a análise da trajetória das políticas educacionais e as transformações econômicas e sociais que influenciaram diretamente a educação brasileira. Depois, se analisam as Políticas Públicas da primeira infância, os primeiros atendimentos às crianças pequenas, a criação e extinção de programas para solucionar os problemas da infância no que tange aos aspectos sociais e educacionais e a formação de professores da Educação Infantil;com enfoque para os avanços e os desafios que a mesma vem enfrentando tais como maior valorização dos docentes, a inclusão da Educação Infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, a criação dos RCNEIS e DCN´S para a elaboração de Políticas Públicas para a Educação Infantil,dentre outros. Conclui-se que para compreendermos as políticas educacionais, especialmente as políticas de Educação Infantil, objeto de estudo do presente artigo, é importante se fazer um resgate histórico e atentar para a importância de uma abordagem dialética das políticas educacionais, visando compreendê-las a partir do contexto histórico que cada politica educacional se desenvolveu. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | As políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Danielle Pontes Rodrigues.pdf | Danielle Pontes Rodrigues | 747.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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