Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Juliana Michelle Medeiros do-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:40:49Z-
dc.date.available2015-11-16T12:40:49Z-
dc.identifier.otherCDD 152.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7907-
dc.descriptionNascimento, J. M. M. do. Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas considerações acerca das contribuições da psicomotricidade na educação infantil. A educação infantil é o início da inserção da criança ao meio educacional e é através dos estímulos proporcionados pelos professores e a interação com o meio escolar que são desenvolvidas suas capacidades cognitivas e motoras, dando início assim ao processo de alfabetização. Daí sua extrema importância para o desenvolvimento das crianças, já que é nesta fase que se inicia o progresso em seu desenvolvimento, físico, psicológico, intelectual e social. Relacionando a Psicomotricidade com a Educação Infantil, percebe-se que o desenvolvimento psicomotor da criança se dará de forma contínua no decorrer das experiências vivenciadas pela criança. Para isso, faz-se necessário que as situações de aprendizagem sejam mediadas por adultos e que estejam adequadas a cada faixa etária, as habilidades psicomotoras precisam estar presentes na vida da criança e na escola. A escola deve considerar o movimento como fundamental para o desenvolvimento integral da criança e o planejamento pedagógico deve contemplar atividades que explorem o corpo, o movimento, as relações sociais e o contato com o ambiente. E o professor da educação infantil precisa ser um(a) facilitador(a) no processo de desenvolvimento das crianças, proporcionando estímulos e situações diversas, na qual vivenciem o concreto, usando o corpo inteiro, através de atividades fundamentadas na psicomotricidade. O estudo é de caráter bibliográfico e foi construído através do estudo de artigos e livros de pesquisadores que abordam principalmente, a temática da Educação Infantil e Psicomotricidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Álvaro Luís Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleContribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Michelle Medeiros do Nascimento.pdfJuliana Michelle Medeiros do Nascimento570.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.