Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Juliana Michelle Medeiros do | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:40:49Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:40:49Z | - |
dc.identifier.other | CDD 152.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7907 | - |
dc.description | Nascimento, J. M. M. do. Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas considerações acerca das contribuições da psicomotricidade na educação infantil. A educação infantil é o início da inserção da criança ao meio educacional e é através dos estímulos proporcionados pelos professores e a interação com o meio escolar que são desenvolvidas suas capacidades cognitivas e motoras, dando início assim ao processo de alfabetização. Daí sua extrema importância para o desenvolvimento das crianças, já que é nesta fase que se inicia o progresso em seu desenvolvimento, físico, psicológico, intelectual e social. Relacionando a Psicomotricidade com a Educação Infantil, percebe-se que o desenvolvimento psicomotor da criança se dará de forma contínua no decorrer das experiências vivenciadas pela criança. Para isso, faz-se necessário que as situações de aprendizagem sejam mediadas por adultos e que estejam adequadas a cada faixa etária, as habilidades psicomotoras precisam estar presentes na vida da criança e na escola. A escola deve considerar o movimento como fundamental para o desenvolvimento integral da criança e o planejamento pedagógico deve contemplar atividades que explorem o corpo, o movimento, as relações sociais e o contato com o ambiente. E o professor da educação infantil precisa ser um(a) facilitador(a) no processo de desenvolvimento das crianças, proporcionando estímulos e situações diversas, na qual vivenciem o concreto, usando o corpo inteiro, através de atividades fundamentadas na psicomotricidade. O estudo é de caráter bibliográfico e foi construído através do estudo de artigos e livros de pesquisadores que abordam principalmente, a temática da Educação Infantil e Psicomotricidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana Michelle Medeiros do Nascimento.pdf | Juliana Michelle Medeiros do Nascimento | 570.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.