Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Amanda Raquel-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:41:02Z-
dc.date.available2015-11-16T12:41:02Z-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7908-
dc.descriptionSousa, A. R. Letramento digital na formação docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda o tema letramento digital na formação docente. Foi um estudo que ocorreu no contexto das escolas municipais de Ensino fundamental: Alice Gaudêncio, Luís Gomes da Silva e Luzia Dantas, localizadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. O período em que ocorreu a pesquisa foi no mês de julho/2014, com 15 docentes das respectivas escolas. A sociedade da informação e comunicação exige algumas habilidades especificas na formação do cidadão, o que chamamos de letramento digital e a escola como principal agência na construção do conhecimento deve prover condições para envolver os docentes nessa nova realidade. Entretanto, na maioria das vezes, não compreendem e nem se apropriam desses benefícios por falta de uma formação adequada. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória, com análise qualitativa e descrição de alguns dados quantitativos, gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas acerca do tema letramento digital. Como embalsamento teórico dispõe-se as contribuições de SOARES (2002), BUZATO, (2006) KENSKI (2007), KLEIMAN (2010), entre outros. A pesquisa revela que os docentes ainda não efetivaram em seu aprendizado o conjunto de habilidades necessárias para a aprendizagem no âmbito do letramento digital que é ensinar e aprender a pesquisar, publicar e comunicar-se em rede, e que, apesar de um dos critérios da pesquisa ter sido a escolha de escolas com laboratório de informática conectado, muitos dos docentes ainda não utilizam o computador como recurso tecnológico em suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleLetramento digital na formação docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Raquel Sousa.pdfAmanda Raquel Sousa682.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.