Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Amanda Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:41:02Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:41:02Z | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7908 | - |
dc.description | Sousa, A. R. Letramento digital na formação docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda o tema letramento digital na formação docente. Foi um estudo que ocorreu no contexto das escolas municipais de Ensino fundamental: Alice Gaudêncio, Luís Gomes da Silva e Luzia Dantas, localizadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. O período em que ocorreu a pesquisa foi no mês de julho/2014, com 15 docentes das respectivas escolas. A sociedade da informação e comunicação exige algumas habilidades especificas na formação do cidadão, o que chamamos de letramento digital e a escola como principal agência na construção do conhecimento deve prover condições para envolver os docentes nessa nova realidade. Entretanto, na maioria das vezes, não compreendem e nem se apropriam desses benefícios por falta de uma formação adequada. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória, com análise qualitativa e descrição de alguns dados quantitativos, gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas acerca do tema letramento digital. Como embalsamento teórico dispõe-se as contribuições de SOARES (2002), BUZATO, (2006) KENSKI (2007), KLEIMAN (2010), entre outros. A pesquisa revela que os docentes ainda não efetivaram em seu aprendizado o conjunto de habilidades necessárias para a aprendizagem no âmbito do letramento digital que é ensinar e aprender a pesquisar, publicar e comunicar-se em rede, e que, apesar de um dos critérios da pesquisa ter sido a escolha de escolas com laboratório de informática conectado, muitos dos docentes ainda não utilizam o computador como recurso tecnológico em suas aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | Letramento digital na formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Raquel Sousa.pdf | Amanda Raquel Sousa | 682.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.