Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7918
Título: Dos ritmos da vida aos ritmos da história: nordestinidades em Jackson do Pandeiro
Autor(es): Silva, Glauber Paiva da
Palavras-chave: Jackson do pandeiro
Música
História
Identidade
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O Nordeste sempre revelou diversos cantores e compositores que retratavam o cotidiano do seu povo a partir de práticas socioculturais que se relacionavam com a história. Um exemplo disso é encontrado em Jackson do Pandeiro, que tem grande importância ao pensarmos a percepção do regional através de suas músicas, nas quais podemos observar várias práticas e representações socioculturais que fazem parte do cotidiano nordestino. Foi pensando nisto que a proposta para nosso trabalho se desenvolveu, para discutirmos o Nordeste a partir de Jackson do Pandeiro com vistas a refletir sobre as questões regionais a partir de suas músicas, além de observamos a identidade nordestina, a sua história e sua cultura. Utilizamo-nos de alguns referenciais teóricos para compormos este trabalho de conclusão de curso.Entre eles, estão: Cuche(1996) e sua discussão sobre cultura e culturas híbridas; Hall (2006), com suas reflexões acerca de identidade cultural; Albuquerque Junior (2011), abordando a invenção do Nordeste e a cultura nordestina; Del Priore (2009), discutindo sobre o gênero biográfico e Moraes&Saliba(2010), mostrando como foi possível a música adentrar nas discussões historiográficas. A metodologia foi feita a partir de análises de conteúdos, utilizando as músicas de Jackson do Pandeiro para meticulosamente analisar as práticas históricas e socioculturais nordestinas intrínsecas a elas. As principais fontes para realizar nosso trabalho foram as próprias músicas de Jackson do Pandeiro, que revelam as práticas históricas que são nosso foco de pesquisa. Foram discutidas 14 músicas,as quais nos revelam detalhes históricos da cultura nordestina que formam os diversos jeitos de ser nordestino.
Descrição: Silva, G. P. da. Dos ritmos da vida aos ritmos da história: nordestinidades em Jackson do Pandeiro. 2015. 122f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7918
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glauber Paiva da Silva.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.