Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7919
Título: Os pentecostais assembleianos no universo religioso da cidade de Mogeiro - PB: discriminação e perseguição
Autor(es): Silva, Maria Helena Galdino da
Palavras-chave: Religião
Igreja Pentecostal
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Discriminação
Perseguição
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O interesse em abordar essa temática, surgiu do desejo de produzir uma história critica do nosso sistema religioso que envolve uma conjuntura política e cultural que formam a base de nossa sociedade e assim compreender como se formou esse sistema, em meio a um jogo de lutas discriminação e perseguição, gerando a expansão de diversas correntes religiosas pentecostais, que formam o nosso país. O presente artigo tem o objetivo de analisar a inserção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, primeira comunidade protestante presente no universo religioso da cidade de Mogeiro. Através dos discursos e práticas referentes á perseguição e discriminação de parte da população, mediante o crescimento do ministério da Assembleia de Deus, buscando em seus discursos entender como são vistos pelos fiéis católicos e se veem na sua crença enquanto entidade religiosa. Para compreender a história desta vertente caminhamos por suas concepções teológica, históricas e sociológicas, nos deparamos com algumas dificuldades por motivo das várias tendências de paradigmas para o estudo do referido fenômeno religioso. Para melhor discutir este conceito e exibir ao público, utilizamos os aportes teóricos da história cultural como os de Pesavento (2004) e Chartier (1988). A metodologia utilizada foi composta pelas seguintes atividades: fichamentos de leitura da bibliografia disponível e a história oral, com fiéis da Igreja Católica e Assembleia de Deus da cidade.
Descrição: Silva, M. H. G. da. Os pentecostais assembleianos no universo religioso da cidade de Mogeiro - PB: discriminação e perseguição. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7919
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Galdino da Silva.pdf558.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.