Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7925
Título: Conceitos fundamentais da filosofia Schopenhaueriana
Autor(es): Lira, Adeildo Pereira de
Palavras-chave: Filosofia Alemã
Razão
Representação
Vontade
Data do documento: 30-Mar-2015
Resumo: O objetivo do presente artigo é desenvolver os principais conceitos da filosofia schopenhaueriana presente na sua obra O mundo como vontade e como representação. Todo o mundo visível, percebido sensivelmente, afirma Schopenhauer, chama-se representação, ou seja, tem existência como objeto que é conhecido em relação ao sujeito que conhece. É o principio de razão suficiente que nos possibilita perguntar a existência das coisas. Assim, o mundo mesmo é possuidor de uma essência que se esconde por trás de cada fenômeno. Pois a essência que, para Kant, denomina-se coisa-em-si, para Schopenhauer recebe o nome de vontade, ou seja, ímpeto cego e irracional que discorda e combate a si mesmo, gerando sofrimento por toda parte. Logo, a vontade mesma é desconhecida, seja presente num caracol (animal) que constrói uma casa, seja no homem através da circulação sanguínea, ou, ainda, nos fenômenos naturais. Essa vontade não se conhece, permanecendo um mistério.
Descrição: Lira, A. P. de. Conceitos fundamentais da filosofia Schopenhaueriana. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7925
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adeildo Pereira de Lira.pdf666.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.