Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7926
Título: Fundamentos para a liberdade em Simone de Beauvoir
Autor(es): Nascimento, Lidiane Brito do
Palavras-chave: Fiosofia
Liberdade
Existência
Ambiguidade
Tempo
Data do documento: 22-Mai-2015
Resumo: O presente artigo aborda a temática da Liberdade em Simone de Beauvoir. Faremos um recorte na obra Por uma Moral da Ambiguidade onde iremos compreender o que vem a ser a liberdade para Beauvoir. Segundo a filósofa, o homem é naturalmente livre, por isso que nenhum destino pode ser atribuído a ele, uma vez que não há essência, mas existência, e esta se dá pela presença no mundo. Ao passo que a existência afirma-se na liberdade esta se constitui em possibilidades concretas, possibilidades estas dadas tão somente pelas escolhas, no entanto, estas não são fácies, uma vez que a existência esta mergulhada na ambiguidade. Vivemos, na angústia entre o ser que se faz falta de ser a fim de que haja ser, em que nesse revelar-se encontramos uma intencionalidade em desvelar-se na alegria e o desvelar-se na angústia do fracasso ao se perceber que não é. Mas estando a existência mergulhada na ambiguidade, esta se faz no tempo, uma vez que, a condição é temporal, onde a existência se lança se projeta a cada dia (presente) para o amanhã (futuro) que considera como uma realidade dada cada instante.
Descrição: Nascimento, L. B. do. Fundamentos para a liberdade em Simone de Beauvoir. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7926
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Brito do Nascimento.pdf582.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.