Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7927
Título: Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio
Autor(es): Bezerra, Daniel Almeida
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Jornadas de Junho - Manifestação Popular
Política
Trabalho em Sala de Aula
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos as jornadas de junho de 2013 como tema/proposta de uma reflexão para as aulas de geografia no ensino médio. Trata-se de apresentar um conjunto de reflexões/indagações acerca das Jornadas de Junho em relação ao seu acolhimento reflexivo e crítico na escola pelos discentes do 3º ano do ensino médio e pelos respectivos professores(as) de geografia. Neste sentido indaga-se: quais os posicionamentos políticos de estudantes do 3º Ano do ensino médio e, de professores de geografia frente ao fenômeno das Jornadas de junho de 2013? Foram aplicados questionários aos discentes de três escolas da cidade de Campina Grande-PB – Monte Carmelo, Hortênsio de Souza Ribeiro (Premen) e Nenzinha Cunha Lima. Assim como também foram realizadas entrevistas com os professores de geografia das respectivas escolas. A fundamentação teórica e metodológica da pesquisa está centrada, especialmente, nas obras Cidades Rebeldes (2013) e Jornadas de Junho (2013). Nestes termos, o objetivo geral dela é o de verificar e avaliar nas aulas de geografia do ensino médio o acolhimento do tema jornadas de junho de 2013 por parte dos professores de geografia e de seus alunos no ensino médio. Na procura por um sentido uníssono, uma representação, uma imagem clara de si mesma, as mobilizações sociais de junho de 2013 encontram na atual pauta de reforma política assento. Concluiu-se que as jornadas de junho de 2013 não foram um movimento antipolítica, mas sim um conjunto de mobilizações pela política, pelo ajustamento da conduta dos políticos – também pela evidência da legitimidade da ocupação do espaço público da cidade, pela força centrífuga/centrípeta que fizera espraiar-se no território brasileiro a necessidade do debate político e este desafio cabe em grande medida a nós geógrafos(as), professores do ensino médio.
Descrição: Bezerra, D. A. Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio. 2014. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7927
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Daniel Almeida Bezerra.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.