Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7929
Título: Biotecnologias adaptadas para o desenvolvimento sustentável do semiárido com o uso da Prosopis SP
Autor(es): Franco, Euler Soares
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável
Seca
Semiárido
Algaroba
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho foi destacar alternativas do uso da algaroba na produção de alimentos para animais e seres humanos no sentido de melhorar a convivência e desenvolvimento sustentável da Região do semiárido Brasileiro proporcionando bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população. Esta pesquisa foi classificada como pesquisa de cunho exploratório tendo como finalidade oferecer uma visão panorâmica de um fenômeno e quanto á natureza das fontes utilizadas, foi classificada como pesquisa bibliográfica, se caracterizando como ensaio teórico. Quando se fala sobre a Região Semi-árida Nordestina o ponto mais destacado é a seca, a qual, é causada pela escassez das chuvas, pelo menos por 9 ou 10 meses do ano, fator que contribui para o aumento da pobreza e fome. Para diminuir este problema é necessário que sejam desenvolvidas tecnologias que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida da população que vive nesta região, principalmente no período de maior escassez de água. A chegada da algaroba nesta região foi vista com solução para amenizar os problemas, mas posteriormente foi considerada uma planta vilã, atualmente a mesma é considerada por muitos agricultores como a salvação principalmente dos animais. Em outros países como Estados Unidos, Austrália, Índia, por exemplo, alimentos são produzido a partir das vagens desta planta, no nordeste brasileiro muitos pesquisadores também já mostraram sua versatilidade, e produziram desde a farinha, usada na fabricação de bolos e pães, até o álcool. Portanto, conclui-se, que a algaroba apresenta-se como matéria-prima viável em processos biotecnológicos, visando seu aproveitamento e conferindo maior valor agregado ao produto, com seus diversos usos fazendo movimentar a economia da região semi-árida aproveitando-a como um todo e evitando o corte indiscriminada sem agregar nenhum valor ao produto.
Descrição: Franco, E. S. Biotecnologias adaptadas para o desenvolvimento sustentável do semiárido com o uso da Prosopis SP. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7929
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Euler Soares Franco.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.