Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/793
Título: Gravidez, sexualidade e importância do enfermeiro no pré-natal: análise do discurso da literatura
Autor(es): Barbosa, Renata Kelly de Lima
Palavras-chave: Enfermeiro
Atuação profissional
Relação enfermeiro-paciente
Gravidez
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: A gravidez é um evento que implica em uma série de modificações na vida da mulher; ocorrem modificações corporais e emocionais; os hábitos culturais são repensados e reafirmados, portanto com tantas alterações há possibilidade do surgimento de dúvidas, medos e insegurança no quesito sexualidade, que embora nos últimos anos tenha havido uma evolução técnico-científica, ainda assim continua marcada por mitos e tabus. Partindo dessa premissa abordaremos sobre sexualidade durante a gestação e a função do enfermeiro como ouvinte e educador em saúde a esta população-alvo, objetivando tecer considerações sobre a sexualidade na gestação; diferença entre os termos sexo e sexualidade; e destacar a importância do enfermeiro como educador em saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período compreendido de setembro de 2011 a maio de 2012, utilizando livros, artigos científicos e periódicos. Considerando os discursos pode-se inferir que a sexualidade tem grande importância na vida das pessoas, pois independente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos; portanto, é um dos aspectos mais amplos da personalidade, e por isso deve estar intimamente ligada à adequação emocional e social da pessoa humana. Diante das mudanças físicas e hormonais, a mulher grávida fica mais sensível, mais receosa, passando por vários episódios de insegurança, dúvidas e medos, principalmente no que diz respeito à sexualidade, precisando assim de esclarecimentos, a fim de desmistificar alguns mitos e ao mesmo tempo a grávida estar ciente das informações corretas. Considerando todas essas mudanças, o pré-natal é um momento importante para que se realizem ações educativas, de maneira que o profissional de saúde ganhe a confiança da gestante e assuma a postura de educador em saúde. Assim sendo, a influência da gestação na sexualidade feminina é uma realidade na vida da mulher, sendo necessário, portanto, uma orientação direcionada para esse aspecto da vida da gestante durante a consulta pré-natal. A assistência pré-natal é um momento importante para que a mulher possa expor suas dúvidas e necessidades. Durante a interação que se estabelece entre os enfermeiros e as usuárias do SUS, a promoção da saúde física, mental e sexual das mesmas deve ser o foco principal do nosso trabalho.
Descrição: BARBOSA, R. K. de Lima. Gravidez, sexualidade e importância do enfermeiro no pré-natal: análise do discurso da literatura. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/793
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Kelly de Lima Barbosa.pdfRenata Kelly de Lima Barbosa410.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.