Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7930
Título: Concepção de alunos e professores a respeito da utilização do livro didático nas aulas de geografia
Autor(es): Oliveira, Daniela Santana de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Livro Didático
Ensino Aprendizagem
Prática Pedagógica
Data do documento: 2-Jun-2015
Resumo: O Livro Didático de Geografia é um instrumento presente na realidade das escolas brasileiras, e uma das principais ferramentas utilizadas pela maioria dos professores em suas aulas. Sua utilização tornou-se bastante predominante no cotidiano escolar, fator que, em meio a rotina, torna a disciplina de Geografia cansativa e desinteressante, pois o ensino-aprendizagem requer interesse por parte dos envolvidos e a dinamização das aulas é importante nesse processo. Mediante as questões que envolvem a utilização do livro didático nas escolas, sobretudo públicas, brasileiras, percebe-se a necessidade de reflexão, pois é um recurso importante, acessível nas escolas públicas, pois auxilia o professor e, muitas vezes é a única referência de leitura para os alunos em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho mostra as práticas metodológicas que fazem uso do livro didático nas aulas de Geografia de turmas do 1ª A e C do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M.I. Severino Cabral pelo Subprojeto Geografia integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado por meio da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande, PB, assim como analisar as concepções de alunos e professores a respeito da utilização de tal recurso, na perspectiva de obter melhorias no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Geografia e, por fim, no âmbito das ações do PIBID, objetivou-se elaborar práticas pedagógicas em que o livro tivesse lugar importante. A pesquisa está assentada no método fenomenológico e as técnicas constaram de pesquisa-ação a partir da observação das práticas que utilizaram o livro didático em sala de aula, aplicação de questionários com professores e alunos da escola. A partir dos instrumentos de pesquisa, nota-se que o aluno reconhece o livro como instrumento importante, que contribui para visualizar ilustrações e realizar pesquisas, do outro lado, os professores afirmaram que adotam como um material de apoio. Na atuação em turmas do PIBID levaram-se em consideração esses dados e realizou-se metodologias em que o livro didático esteve presente como objeto de auxílio, atrelado a outros recursos metodológicos, como apresentação dos cartazes, dinâmica do Café Geográfico, utilização do programa P3D, apresentação dos gráficos e tabelas entre outros que enriqueceram o trabalho docente e fizeram da sala de aula um ambiente melhor para o desenvolvimento do aprendizado. Diante desses fatos, nota-se que o docente possui poder mediador para selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso.
Descrição: Oliveira, D. S. de. Concepção de alunos e professores a respeito da utilização do livro didático nas aulas de geografia. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7930
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Santana de Oliveira.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.