Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7932
Título: Avaliação das práticas de mineração e seus respectivos impactos socioeconômicos e ambientais no município de Pedra Lavrada - PB
Autor(es): Santos, Allen Macedo
Palavras-chave: Mineração
Deterioração Ambiental
Impacto Socioambiental
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Desde muito tempo, a humanidade tem utilizado os recursos naturais de acordo com suas necessidades e interesses. Neste universo, a extração de recursos minerais constitui um rico exemplo de como a sociedade tem se “apoderado” das riquezas naturais para a construção de um novo cenário socioeconômico. Todavia, sabe-se que a mineração, no tocante as questões socioambientais, tem fomentado inúmeros impactos negativos e positivos. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou analisar, no Município de Pedra Lavrada-PB, as práticas de mineração e seus respectivos impactos para os meios social, econômico e ambiental. Para tanto, utilizou-se como metodologia: estudos in loco, registro icnográfico no sentido de diagnosticar as práticas de mineração e a Matriz de Leopold para a avaliação dos impactos significativos, positivos e negativos advindos da inter-relação entre as atividades minerárias e os meios físico, biótico e antrópico. Depois de realizados os estudos, pôde-se verificar que a atividade mineral local tem provocado tanto impactos positivos como negativos: por um lado tem gerado emprego, renda, tributos, etc. (impactos positivos); por outro, tem gerado a deterioração da qualidade ambiental através de impactos negativos (redução da biodiversidade, poluição atmosférica e sonora, etc.) para os meios físico e biótico. Portanto, sabendo que a atividade mineradora representa uma ação imprescendível ao desenvolvimento socioeconômico das sociedades vigentes, torna-se necessário conhecer melhor as técnicas e práticas minerárias desenvolvidas, com a finalidade de se mitigar os impactos negativos e potencializar os positivos, buscando assim, compatibilizar o progresso socioeconômico à conservação dos recursos naturais.
Descrição: Santos, A. M. Avaliação das práticas de mineração e seus respectivos impactos socioeconômicos e ambientais no município de Pedra Lavrada - PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7932
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allen Macedo Santos.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.