Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7934
Título: Apogeu e crise: narrativas sobre a pecuária e as fazendas na cidade de Gado Bravo - PB (1940 - 1990)
Autor(es): Cabral, Alysson Duarte
Palavras-chave: Pecuária Leiteira
Gado Bravo - PB
Economia Rural
Fazenda - Historiografia
Data do documento: 2-Jun-2015
Resumo: O objetivo desse estudo é discutir a pecuária leiteira no município de Gado Bravo, através de uma discussão teórica acerca da temática, aliada a essa discussão, coletamos narrativas dos antigos fazendeiros e vaqueiros para melhor entendermos o contexto da época, devido à escassez das fontes oficiais dessa época. Analisando o processo econômico do município, em particular das fazendas de gado leiteiro, exemplificando um pouco da estruturação destas por volta do início do século XIX, utilizamos estudos de autores como: Caio Prado Júnior e Celso Furtado que analisaram a importância das fazendas para a economia no interior do Nordeste. No intuito de fortalecer essa discussão destacamos relatos de pesquisa de campo realizada com os antigos fazendeiros, vaqueiros e moradores do município de Gado Bravo utilizando o método da História oral. Entendemos que esse estudo traz uma contribuição para historiografia paraibana. Entender as causas que levaram as fazendas leiteiras de Gado Bravo a se deparar com o declínio dessa economia e o seu respectivo abandono.
Descrição: Cabral, A. D. Apogeu e crise: narrativas sobre a pecuária e as fazendas na cidade de Gado Bravo - PB (1940 - 1990). 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7934
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alysson Duarte Cabral.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.