Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7935
Título: O Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras: narrativas e memórias de uma cidade no cariri paraibano (2002 - 2015)
Autor(es): Sousa, Luis Carlos de Araujo
Palavras-chave: Museu Histórico e Cultural
Cabaceiras - PB
Memória
Narrativa
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma análise realizada junto ao Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras com o objetivo de compreender quais são as narrativas que o mesmo passa para o público visitante. Ao longo do texto, fazemos um apanhado geral acerca da origem dos museus bem como traçamos uma discussão teórico-metodológica com o intuito de entendermos alguns conceitos que nos ajudaram e são fundamentais na compreensão do estudo. Termos como Patrimônio Cultural, Lugares de Memória, Narrativas, Museu Histórico são imprescindíveis para que possamos compreender essa escrita. Autores como Pierre Nora (1993), Elisa Guimarães Ennes (2008), Rafael da Silva Alves (2009), Myrian Sepúlveda dos Santos (2006), entre outros, foram essências para o entendimento de tais conceitos. É feita ainda uma descrição do objeto de estudo, analisando desde o processo de formação até a estrutura física do referido Museu. Neste sentido buscamos contribuir para os estudos referentes ao campo dos museus, compreendendo as narrativas que passam, bem como colaborar para futuras pesquisas na referida instituição, tendo em vista que este estudo é pioneiro nesse tema na cidade de Cabaceiras.
Descrição: Sousa, L. C. de A. O Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras: narrativas e memórias de uma cidade no cariri paraibano (2002 - 2015). 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7935
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Carlos de Araujo Sousa.pdf923.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.