Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7936
Título: Protestantismo e atuação feminina: um estudo de caso da Igreja Evangélica Batista Shalom em Campina Grande - PB
Autor(es): Vasconcelos, Josefa Zelia da Silva
Palavras-chave: Religião Protestante
Igreja Batista
Mulher
Mudança Social
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a atuação feminina na igreja protestante. Possibilitando compreender, refletir e discutir a religiosidade e as transformações sociais, que permeiam a sociedade e a inserção da mulher nos espaços de liderança na religião, de uma Igreja Protestante na Zona Leste na Cidade de Campina Grande – PB. Utilizamos de vários pressupostos teóricos para fundamentar a pesquisa qualitativa, que contou com questionários para análise e interpretação dos dados levantados. Contamos com diversas referências historiográficas que abordam a temática em discussão, tais como, Perrot (2008), Hall (2006), Bourdieu (1999), Luizetto (1989), Del Priori (1997), Alves (2000), Reis (2000), Cruz (2013), Cisne (2012), Costa (2010), Borborema (2014), Monteiro (2007), Freitas Junior (2010), entre outros. A pesquisa constatou que mesmo reconhecendo alguns avanços relacionados aos espaços de liderança feminina na Igreja pesquisada, a mulher ainda, mesmo que de forma velada e subjetiva, está subjugada a proeminência masculina. Os discursos religiosos e práticas sociais na Igreja ainda se encontram restrita a visão matrimonial, ou seja, suas funções estão voltadas para prática de prestação de Serviços e ajudadoras dos esposos no ministério.Portanto, verificamos a necessidade real dessas mulheres transporem a dialética subjetiva e tradicional implicitamente provocada pela religião, afim de empoderar-se da vontade de alcançar espaços de liderança para uma atuação proativa na religião e na sociedade, independente da agregação do gênero masculino.
Descrição: Vasconcelos, J. Z. da S. Protestantismo e atuação feminina: um estudo de caso da Igreja Evangélica Batista Shalom em Campina Grande - PB. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7936
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Zelia da Silva Vasconcelos.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.