Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7938
Título: Narrativas da Rússia oitocentista nas obras de Tchekhov e Turgueniev
Autor(es): Lima, Rafael Farias
Palavras-chave: Rússia Oitocentista
Literatura Russa
Narrativa
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: A literatura russa do século XIX é um dos grandes legados da humanidade, uma vez que coloca em discussão temas de grande relevância histórica. A proposta de se trabalhar com a narrativa literária vem como um recurso historiográfico para mapearmos a história da Rússia oitocentista. A escolha de Tchekhov e Turgueniev se deveu a grande magnitude e alcance de suas obras, não só entre os amantes da literatura estrangeira, como também aos estudiosos da História do povo russo, partindo de tais pressupostos, pretendo somar esse ensaio aos inúmeros estudos registrados acerca de suas mais renomadas obras: O jardim das Cerejeiras e Pais e Filhos. A partir de suas narrativas poderemos observar como a Rússia se encontrava na segunda metade do século XIX, logo após a emancipação dos servos e quando o país tenta se inserir na modernidade europeia como uma sociedade industrial. A presente pesquisa possui um caráter analítico, qualitativo e de levantamento bibliográfico, tomando como base os teóricos Hayden White e Roger Chartier, suscitaremos ao decorrer do texto debates sobre ficção e realidade na escrita histórica e literária, bem como os novos debates e possibilidades advindas da história Cultural.
Descrição: Lima, R. F. Narrativas da Rússia oitocentista nas obras de Tchekhov e Turgueniev. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7938
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Farias Lima.pdf417.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.