Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7939
Título: Os homens livres pobres na transição do trabalho escravo para o livre na ParaÍba oitocentista
Autor(es): Diniz, Leandro Neves
Palavras-chave: Historiografia
Trabalho escravo
Ocupação territorial
Homens livres
Paraíba oitocentista
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Visando analisar a dinâmica de ocupação, econômica e social dos homens livres pobres na Província da Paraíba oitocentista, em meio ao processo de substituição do trabalho escravo para o livre saindo da dualidade senhor de engenho - escravizados para adentrar ao mundo desses homens, cujo seu maior bem era a liberdade, buscando tecer a escrita da história desses indivíduos pobres, mas não despossuídos. Tendo como recorte temporal a segunda metade do século XIX, utilizando-se das fontes documentais produzidas naquele período a exemplo dos Registro Paroquiais de Terras, os Relatórios de Presidentes de Província e o Recenseamento de 1872, encontraremos pelas entrelinhas da escrita oficial a presença dos homens livres pobres. Contemplando a Freguesia de N. Sra. da Conceição de Cabaceiras no Cariri paraibano como recorte espacial para desenvolver a pesquisa a cerca desta temática ainda pouco privilegiada para aquela região. Entender esse processo partindo do recorte espacial em questão é imprescindível para assim compreendermos como esses indivíduos se enquadravam na sociedade imperial oitocentista da Paraíba.
Descrição: Diniz, L. N. Os homens livres pobres na transição do trabalho escravo para o livre na ParaÍba oitocentista. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7939
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Neves Diniz.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.