Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7942
Título: Do "coronel prefeito" ao "prefeito coronel": um estudo de caso a partir das relações e práticas políticas no município de Lagoa de Roça - PB
Autor(es): Araújo, Paloma Suélen Silva
Palavras-chave: Coronelismo
Democracia
Cultura Política
Autoritarismo
Data do documento: Jun-2015
Resumo: O coronelismo brasileiro sobrevive de maneira significativa nas práticas políticas e em campanhas eleitorais locais, principalmente. As eleições da década de 1930 e 1940 e as eleições atuais possuem semelhantes características paternalistas, corruptas e autoritárias, onde a diferença entre o “coronel prefeito” de outros tempos e o “prefeito coronel” de nossos dias concentra-se numa questão temporal. Este trabalho tem como principal objetivo analisar até que ponto o coronelismo ainda atua nas práticas políticas locais e também chamar atenção para a maneira como pensamos a democracia e lidamos com suas fragilidades, buscando esclarecer que apesar de nos declararmos democráticos, ainda recorremos a ações autoritárias e “anti-republicanas” para alcançarmos nossos objetivos, sejam eles políticos ou não. Defendemos a democracia como a melhor forma de governo, como solução para a corrupção e para maior crescimento econômico do país, no entanto, parecemos acreditar mesmo é na eficácia de um governo autoritário ao mesmo tempo em que desacreditamos do governo democrático.
Descrição: Araújo, P. S. S. Do "coronel prefeito" ao "prefeito coronel": um estudo de caso a partir das relações e práticas políticas no município de Lagoa de Roça - PB. 2015. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7942
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Suélen Silva Araújo.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.