Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7943
Título: Imigração: cinema e história em Charles Chaplin (1917)
Autor(es): Oliveira, Anacleto Lira de
Palavras-chave: Imigração
Charles Chaplin
Cinema
História
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O artigo em questão visa através de uma leitura cinematográfica e historiográfica compreender a significativa contribuição do filme: O Imigrante de Charles Chaplin, lançado em 1917, para a compreensão do sujeito histórico do imigrante, refletindo sobre as suas dificuldades de se inserir em outra sociedade (Estados Unidos), com valores e regras totalmente diferentes das suas de origem. Ao mesmo tempo procuramos refletir sobre os possíveis usos da película em sala de aula como suporte e fonte auxiliar no saber, mostrando o que de fato motivou essa forte onda imigratória rumo aos Estados unidos e nos permitindo visualizar novas perspectivas e interpretações no campo educacional. O filme nos permite ver aspectos da forma de produção, como era a mentalidade da sociedade e o tratamento dado aos imigrantes nesse novo contexto social e cultural, além da importância de se fazer uma análise mais profunda acerca do contexto e forma narrativa da obra.
Descrição: Oliveira, A. L. de. Imigração: cinema e história em Charles Chaplin (1917). 2015. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7943
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anacleto Lira de Oliveira.pdf598.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.