Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7945
Título: Novas linguagens em história: Zé Carioca e a formação da identidade nacional
Autor(es): Melo, Roberta Araujo
Palavras-chave: Ensino de Historia
História Contemporânea
Linguagem
Identidade Nacional
História em Quadrinhos
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A história sempre precisou se adequar as necessidades de seu tempo, com a disciplina escolar não foi diferente, ela precisou se adequar a realidade dos alunos e principalmente adequar seus conteúdos aos saberes produzidos na academia, e é com esse intuito de adequação que surgem as novas linguagens. Também é na busca da adequação que surge a Nova História, que ampliou de maneira significativa o campo historiográfico, a partir dela torna-se possível o uso de diversos documentos como fonte histórica, é nesse contexto que se torna viável a utilização das histórias em quadrinhos como fontes históricas. Nessa perspectiva pretendemos problematizar a formação da identidade nacional, em especial na Era Vargas. E analisar a relação entre a identidade nacional desenvolvida no governo Vargas e a criação do personagem Zé Carioca. No que diz respeito ao nosso caminhar teórico metodológico dialogaremos com os conceitos de identidade, representação e apropriação. Nessa perspectiva nossa pesquisa é de cunho bibliográfico.
Descrição: Melo, R. A. Novas linguagens em história: Zé Carioca e a formação da identidade nacional. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7945
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Araujo Melo.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.