Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7946
Título: Feminismo e vestuário: ressonâncias dos discursos feministas no vestuário feminino no contexto da ditadura militar a partir das revistas O Cruzeiro e Manequim
Autor(es): Batista, Regina de Andrade
Palavras-chave: Feminismo
Vestuário
Ditadura Militar
Gênero
Representação
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O contexto ditatorial no Brasil e, em outros países da América Latina, pode ser pensando como um momento de negação dos direitos civis e humanos e de repressão. Mesmo em meio a esse contexto, vários movimentos sociais emergem fazendo ecoar as vozes de sujeitos sociais antes exclusos, tais como as mulheres, contribuindo, assim, para o repensar dos lugares e das funções sociais atribuídos para este segmento. Considerando este panorama, no presente artigo, objetivamos analisar de que modo os discursos feministas interferiram no vestuário de mulheres de determinados segmentos sociais nos anos 1970, tomando como referência imagens contidas nas revistas Manequim e O Cruzeiro. Do ponto de vista dos objetivos específicos elencamos discutir a Nova História Cultural enquanto uma possibilidade para pensar as questões de gênero tomando como norte os conteúdos imagéticos; refletir acerca dos discursos feministas no âmbito da Ditadura Militar; e, pensar de que maneira tais discursos interferiram nos vestuários evidenciados pelas revistas Manequim e O Cruzeiro. Teceremos nossas reflexões apoiados teoricamente no campo da Nova História Cultural para pensar os conceitos de representação, gênero e feminismo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e da análise de cinco imagens contidas nas revistas O Cruzeiro e Manequim. Tais conteúdos imagéticos foram analisados na perspectiva histórico-semiótica. Observamos que os vestuários evidenciados pelas revistas destacadas estavam permeados por ressonâncias dos discursos feministas que ecoavam no contexto dos anos 1970 e que para além de um simples vestir, tais peças, objetivavam questionar as relações de gênero vigentes e galgar novos espaços sociais para a mulher.
Descrição: Batista, R. de A. Feminismo e vestuário: ressonâncias dos discursos feministas no vestuário feminino no contexto da ditadura militar a partir das revistas O Cruzeiro e Manequim. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7946
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regina de Andrade Batista.pdf832.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.