Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7947
Título: Fotopintura: retrato e restauração de vidas em Campina Grande (1950-1970)
Autor(es): Silva, Josimere Fires da
Palavras-chave: Fotografia
Fotopintura
Campina Grande - PB
Historiografia
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Este artigo objetiva investigar o trabalho dos retocadores fotográficos que atuaram na sociedade campinense e nas diversas cidades interioranas da Paraíba entre as décadas de 1950 a 1970. Ao historicizar essa prática da fotopintura, desenvolvida por alguns fotógrafos profissionais e amadores daquele período, tenta-se pensar aqui: a importância da restauração das fotografias para os próprios consumidores do serviço; a forma como essa prática estava articulada ao contexto de mudanças socioculturais da sociedade campinense e, ainda, apontar alguns indícios que contribuíram para o declínio da fotopintura em Campina Grande, ao ponto de torna-la obsoleta e ser substituída pelo fotoshop digital advindo da modernidade tecnológica contemporânea. Tais questões ajudam a compreender práticas culturais locais que possibilitaram manter certa memória iconográfica de muitas famílias, fazendo com que os suportes pelos quais os retratos foram preservados cheguem até o presente, devido à importância sentimental atribuída pelas pessoas responsáveis. Desse modo, será que a fotopintura artesanal que tanto contribuiu para a conservação de uma memória imagética dos campinenses poderia desaparecer totalmente? Portanto, este estudo possibilita vislumbrar como o ritmo de vida particular da sociedade campinense estava intimamente ligado ao da vida social pública da cidade e, nesse sentido, pode-se dizer que restaurar as imagens dos campinenses é também contar a história da cidade.
Descrição: Silva, J. F. da. Fotopintura: retrato e restauração de vidas em Campina Grande (1950-1970). 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7947
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josimere Fires da Silva.pdf841.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.