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dc.contributor.authorSilva, Viviane de Almeida-
dc.date.accessioned2015-11-16T13:00:27Z-
dc.date.available2015-11-16T13:00:27Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7948-
dc.descriptionSilva, V. de A. A importância de um atendimento individualizado para uma criança com Síndrome de Down. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEntendemos que a Educação Inclusiva é imprescindível no cenário atual, no qual a família, escola e sociedade precisam comungar dos mesmos interesses, e não apenas oferecer um espaço para as crianças com necessidades educacionais especiais, mas ofertar condições para que tais crianças se desenvolvam cognitivamente, afetivamente e socialmente naquele local. Em virtude dessa demanda necessária, temos grandes aliados para se fazer cumprir o que rege as políticas públicas educacionais, e com isso continuar a luta em prol de uma educação para todos e com equidade, uma vez que somos iguais em direitos e deveres conforme a Constituição Federal de 1988. Com isso, existe um maior interesse por parte das Instituições Educacionais, de discutir procedimentos pedagógicos adequados para atender e favorecer a inclusão. Assim, o objetivo principal do presente estudo foi compreender e perceber a importância de um atendimento individualizado para a aprendizagem/desenvolvimento e autonomia de um jovem com Síndrome de Down. O aluno atendido estava matriculado no 1º ano em uma escola regular, no município de Campina Grande - PB. O atendimento foi realizado no Núcleo de Educação Especial/NEDESP da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, campus Campina Grande - PB. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, a qual foi realizada no período de Novembro de 2013 a Outubro de 2014. Os resultados demonstraram que o atendimento individual especializado é um grande aliado ao ensino regular, pois torna-se muito produtivo uma vez que as atividades são desenvolvidas como enfoque nas maiores dificuldades que a criança apresenta, o trabalho desempenhado com textos, jogos pedagógicos, quebra-cabeça, jogos de memória, alfabeto móvel e caça palavras ajudam na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Desta forma, tarefas relacionadas ao cotidiano favorecem na autonomia e desenvolvem muitas habilidades na criança, que serão cobradas no convívio externo com a sociedade. Por fim, compreendemos a importância de um trabalho pedagógico individualizado, onde o mesmo pode auxiliar significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educacional especial e tornar o ensino um pouco mais prazeroso para a criança, portanto, a aprendizagem com mais significado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAtendimento Individualizadopt_BR
dc.titleA importância de um atendimento individualizado para uma criança com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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