Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Rosemeire Nogueira Dias-
dc.date.accessioned2015-11-16T13:01:17Z-
dc.date.available2015-11-16T13:01:17Z-
dc.date.issued2015-02-09-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7953-
dc.descriptionMello, R. N. D. Sistema de ciclos numa escola municipal de Campina Grande/PB: o que diz algumas professoras. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a organização do ensino fundamental em ciclos, partindo da visão da docência de uma Escola da Rede Municipal de Campina Grande – PB. O trabalho está fundamentado à luz de teorias de autores e autoras que estudam e discutem a temática dos ciclos no Brasil como: Freitas (2003), Barreto e Mitrulis (2001), Alavarse (2009) entre outros, bem como de documentos a exemplo da Lei de diretrizes e bases da educação Nacional (LDB) Lei 9.394/96 e do documento do programa letramento no ensino fundamental: organização em ciclos de formação do município de Campina Grande. Para a coleta de dados fizemos uso de um questionário aplicado às professoras. O trabalho está organizado em dois capítulos no primeiro apresentamos a presença do sistema de ciclos no ensino fundamental, destacando de forma breve a trajetória dos ciclos no Brasil, e apresentando algumas considerações sobre ciclos e seriação e análise da avaliação da aprendizagem no ensino por ciclos, discutindo a avaliação formativa e promoção automática e a avaliação e aprendizagem. No segundo apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa, bem como a origem do sistema de ciclos na Rede Municipal de Campina Grande e a visão da docência da escola pesquisada sobre o sistema de ciclos. A análise dos dados demonstra que, a principal contribuição dos ciclos é na forma de avaliar, pois no sistema seriado a avaliação tem a função apenas de aprovar ou reprovar o aluno dependendo da nota obtida através de provas bimestrais enquanto nos ciclos a avaliação tem a função de diagnosticar o que foi ou não compreendido pelo/a aluno/a para rever o que precisa ser modificado. Destacamos a relevância social e acadêmica do trabalho, uma vez que contribuirá para a discussão sobre a organização do ensino por ciclos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSistema de Ciclospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSistema de ciclos numa escola municipal de Campina Grande/PB: o que diz algumas professoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosemeire Nogueira Dias Mello.pdf857.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.