Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Rosemeire Nogueira Dias | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:01:17Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T13:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7953 | - |
dc.description | Mello, R. N. D. Sistema de ciclos numa escola municipal de Campina Grande/PB: o que diz algumas professoras. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a organização do ensino fundamental em ciclos, partindo da visão da docência de uma Escola da Rede Municipal de Campina Grande – PB. O trabalho está fundamentado à luz de teorias de autores e autoras que estudam e discutem a temática dos ciclos no Brasil como: Freitas (2003), Barreto e Mitrulis (2001), Alavarse (2009) entre outros, bem como de documentos a exemplo da Lei de diretrizes e bases da educação Nacional (LDB) Lei 9.394/96 e do documento do programa letramento no ensino fundamental: organização em ciclos de formação do município de Campina Grande. Para a coleta de dados fizemos uso de um questionário aplicado às professoras. O trabalho está organizado em dois capítulos no primeiro apresentamos a presença do sistema de ciclos no ensino fundamental, destacando de forma breve a trajetória dos ciclos no Brasil, e apresentando algumas considerações sobre ciclos e seriação e análise da avaliação da aprendizagem no ensino por ciclos, discutindo a avaliação formativa e promoção automática e a avaliação e aprendizagem. No segundo apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa, bem como a origem do sistema de ciclos na Rede Municipal de Campina Grande e a visão da docência da escola pesquisada sobre o sistema de ciclos. A análise dos dados demonstra que, a principal contribuição dos ciclos é na forma de avaliar, pois no sistema seriado a avaliação tem a função apenas de aprovar ou reprovar o aluno dependendo da nota obtida através de provas bimestrais enquanto nos ciclos a avaliação tem a função de diagnosticar o que foi ou não compreendido pelo/a aluno/a para rever o que precisa ser modificado. Destacamos a relevância social e acadêmica do trabalho, uma vez que contribuirá para a discussão sobre a organização do ensino por ciclos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Ciclos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sistema de ciclos numa escola municipal de Campina Grande/PB: o que diz algumas professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosemeire Nogueira Dias Mello.pdf | 857.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.