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dc.contributor.authorFigueredo, Jane Kele de Sousa-
dc.date.accessioned2015-11-16T13:01:29Z-
dc.date.available2015-11-16T13:01:29Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7954-
dc.descriptionFigueredo, J. K. de S. Formação do professor em educação inclusiva: desafios e anseios da ação docente na escola regular. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a relevância da formação do professor de Educação Especial e a aplicação de seus conhecimentos na sua prática pedagógica. Discute aspectos históricos relativos aos princípios para o atendimento a esse direito garantido pela Constituição Federal e reiterado na Lei de Diretrizes e Bases e discorre sobre o trabalho da prática docente junto à alunos especiais, frente aos desafios e anseios do ensino regular, a partir das necessidades apontadas, neste caso, pelas professoras pesquisadas. A pesquisa foi realizada no período de Janeiro à Junho de 2014 , em duas escolas, uma da Rede Pública e outra da Rede Privada, com quatro professoras. A revisão bibliográfica serviu de base teórica para análise das respostas e comentários. A metodologia de estudo de caso, foi aplicada pelo interesse de conhecer como se efetiva a prática educativa que se passa numa sala de aula do ensino regular, que também possui alunos considerados como especiais, oportunizando analisar na prática elementos da teoria. Como aporte teórico buscamos os estudos de Araújo (2005), Carvalho (2000), Gil (2011), Silva (2009), Vade (2009), entre outros. A análise dos dados revela que a Educação Especial na perspectiva da inclusão em nosso país ainda, investe pouco na formação inicial dos professores alfabetizadores. Observou-se que na escola regular, onde se trabalha com alunos especiais, nem sempre existe um planejamento prévio ou proposta de como o professor deve trabalhar pedagogicamente, o processo de desenvolvimento cognitivo do aluno especial. Desta forma, os dados analisados veem confirmar, que nos cursos de formação inicial do professor alfabetizador (Pedagogia) existe um componente curricular, mas, de cunho teórico, nos fazendo entender que a prática desse professor é algo preocupante devido à carência de formação específica para atender essa demanda.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleFormação do professor em educação inclusiva: desafios e anseios da ação docente na escola regularpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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