Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Laerdon de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:01:37Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T13:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7955 | - |
dc.description | Araújo, L. de S. O papel do coordenador de turmas no Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Juazeirinho/ PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto de uma experiência própria como aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional poder exercer a função de coordenador de turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), no município de Juazeirinho P/B e, tem como objetivo principal investigar e mostrar como se desenvolveu o trabalho do coordenador municipal do PBA, no município acima citado. Participaram na construção desse artigo um efetivo de 8 (oito) alfabetizadores entre homens e mulheres em uma faixa etária de 21 a 28 anos. Contamos também, na construção desse artigo, com a participação de 123 (cento e vinte e três) alunos (as) matriculados (as) no programa com idades distintas (de 25 a 62 anos). Esses educandos estavam distribuídos em 8 (oito) salas de aulas, localizadas em 3( três) escolas. Adotamos na construção deste trabalho a pesquisa descritiva envolvendo o uso de duas técnicas exclusivas na sua aplicação: observação sistemática e o preenchimento de questionários. Para o aporte teórico, nos fundamentamos em Silva e Menezes (2000), Paulo Freire (1996), dados do IBGE (2010) e do Senso Escolar Brasileiro (2011). Conclui-se desse estudo que o trabalho do coordenador municipal do PBA contribui muito para o bom funcionamento das turmas da EJA, desde as questões de ordem administrativas até as orientações pedagógicas de estratégias metodológicas, que se estuda durante os encontros de formação, para a realização das atividades de alfabetização de pessoas, em sua maioria na faixa etária adulta e jovem, matriculada nas salas de aulas que funcionavam com essa modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização De Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | pt_BR |
dc.subject | Coordenador de turmas do PBA | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador de turmas no Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Juazeirinho/ PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laerdon de Sousa Araújo.pdf | 743.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.