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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lourenço, Werya Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:01:46Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T13:01:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7956 | - |
dc.description | Lourenço, W. B. Relato de experiência como instrumento de avaliação em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar o relato de experiência como instrumento de avaliação no Ensino Superior, tomando como referência a disciplina Currículo no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A partir da fundamentação teórica em Matos (2007), que abriu a discussão sobre a análise das concepções de avaliação dos estudantes, que tem sido uma das opções de trabalho na educação. Assim como, pautaremos a discussão em Camargo (1997), que traz para nós a importância do uso de resgaste da memória, pois é uma atividade onde o discente está a todo tempo refletindo sobre sua aprendizagem. As concepções de avalição foram discutidas através dos teóricos Esteban (2008), Hoffman (2005), Vasconcelos (2007), Libâneo (1994) e Luckesi (1992) para então analisar seis relatos de experiências, que foram produzidos por uma turma de Currículo, que tive a oportunidade de acompanhar durante o período de 2013.2, quando atuei como monitora da Disciplina, sob orientação da Professora Francisca Pereira Salvino. Os relatos de experiências consistiam no registro das aprendizagens significativas construídas durante as aulas de Currículo e foram utilizados como atividade avaliativa para composição da nota da primeira unidade, na qual a turma se dedicou a desconstruir/reconstruir significados de currículo, levando em consideração diferentes teorias curriculares, como progressivismo, eficientificismo, fenomenologia, reprodutvismo, crítica e pós-estruturalista. Conclui que o resgate da memória é um exercício muito interessante porque as alunas ficaram livres para escrever suas percepções sobre as aulas, mas sempre mediadas e orientadas pela Professora; o instrumento de avaliação escolhido foi rico, não deixou as alunas tensas, pelo contrário, fez com que as discentes assumissem a responsabilidade pelas suas aprendizagens, participando, discutindo, refletindo, indagando, registrando. Portanto, o relato de experiência pode ser um instrumento interessante, desde que as aulas a serem registradas também sejam interessantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Estudante | pt_BR |
dc.subject | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência como instrumento de avaliação em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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