Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Euzébio, Haydee Maria | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:02:03Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T13:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7957 | - |
dc.description | Euzébio, H. M. A importância da literatura infantil na sala de aula: desafios para a formação de leitores. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, que se configura como um estudo de caráter bibliográfico, objetiva discutir a importância da literatura infantil, especialmente os contos de fada, para a formação de leitores. Consideramos que a escola é um espaço privilegiado para o estudo da literatura e onde devem ser lançadas as bases para a formação do indivíduo e é nesse espaço que a leitura precisa ser privilegiada para estimular o exercício da criatividade e do senso crítico. Nesta pesquisa, baseados em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Cosson (2010), Costa (2007), Coelho (2000) Maia (2007), dentre outros, problematizamos o espaço da literatura em sala de aula, discutimos a importância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental, fizemos um pequeno panorama da literatura infantil desde suas origens até a atualidade, abordando a literatura infantil no contexto educacional, a literatura infantil e a formação do leitor e apresentamos os contos de fadas enquanto possibilidades para o ensino, de forma a destacar as suas contribuições para a formação do leitor e para a construção de valores éticos. Consideramos a literatura infantil, incluindo aqui os contos de fada, uma atividade necessária não só ao projeto educacional do indivíduo, mas, também, ao projeto existencial; pois, a leitura literária além de ser um ato que se realiza no âmbito da cognição, apresenta caráter social, histórico e político. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Cotos de Fadas | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitor | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantil na sala de aula: desafios para a formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Haydee Maria Euzébio.pdf | 662.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.