Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7963
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Juliana Bruna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:03:47Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T13:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7963 | - |
dc.description | Medeiros, J. B. da S. Prática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que as Tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais sendo inseridas no cotidiano escolar, esta pesquisa propõe-se fomentar discussões teóricas e práticas a respeito do uso das ferramentas tecnológicas em uma escola da Rede Privada de Ensino Fundamental no Município de Cuité/PB. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem como objetivo verificar de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital diante de sua própria inserção como docente nesta realidade digital. Os objetivos específicos se desdobram em identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão pedagógica, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. No decorrer da discussão, faz-se um apanhado histórico baseado nos pensadores da área tecnológica, como Moran (2007), Kensky (2003), Tajra (2001), Serafim e Sousa (2011) relatando os possíveis avanços obtidos com o desenvolvimento da tecnologia, como também seus benefícios ao processo educacional. Os instrumentos de coleta de informações foram avaliados quanto ao perfil dos docentes no contexto digital e a prática pedagógica. A análise realizou-se através de questionários aplicados a 14 professores, contendo 13 questões abertas e fechadas, as quais foram classificadas de 1 a 14, onde eles descreveram suas opiniões sobre a temática em estudo. Para um bom desenvolvimento desta pesquisa, levou-se em consideração a formação acadêmica dos educadores e seus conhecimentos práticos metodológicos. Nos dados apresentados, os educadores descreveram o uso da tecnologia como tendo forte influência para o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana Bruna da Silva Medeiros.pdf | 711.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.