Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Juliana Bruna da Silva-
dc.date.accessioned2015-11-16T13:03:47Z-
dc.date.available2015-11-16T13:03:47Z-
dc.date.issued2015-06-10-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7963-
dc.descriptionMedeiros, J. B. da S. Prática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que as Tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais sendo inseridas no cotidiano escolar, esta pesquisa propõe-se fomentar discussões teóricas e práticas a respeito do uso das ferramentas tecnológicas em uma escola da Rede Privada de Ensino Fundamental no Município de Cuité/PB. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem como objetivo verificar de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital diante de sua própria inserção como docente nesta realidade digital. Os objetivos específicos se desdobram em identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão pedagógica, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. No decorrer da discussão, faz-se um apanhado histórico baseado nos pensadores da área tecnológica, como Moran (2007), Kensky (2003), Tajra (2001), Serafim e Sousa (2011) relatando os possíveis avanços obtidos com o desenvolvimento da tecnologia, como também seus benefícios ao processo educacional. Os instrumentos de coleta de informações foram avaliados quanto ao perfil dos docentes no contexto digital e a prática pedagógica. A análise realizou-se através de questionários aplicados a 14 professores, contendo 13 questões abertas e fechadas, as quais foram classificadas de 1 a 14, onde eles descreveram suas opiniões sobre a temática em estudo. Para um bom desenvolvimento desta pesquisa, levou-se em consideração a formação acadêmica dos educadores e seus conhecimentos práticos metodológicos. Nos dados apresentados, os educadores descreveram o uso da tecnologia como tendo forte influência para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePrática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Bruna da Silva Medeiros.pdf711.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.