Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7971
Título: Resistência bacteriana aos betalactâmicos por mecanismo enzimático: uma revisão de literatura com enfoque nas betalactamases de espectro estendido
Autor(es): Fernandes, Larissa Silva
Palavras-chave: Betalactâmicos
Resistência bacteriana
Betalactamases
Fármacos
Data do documento: 20-Fev-2014
Resumo: Diversos mecanismos de resistência são utilizados pelas bactérias para sua proteção contra os letais efeitos dos antibióticos betalactâmicos. Porém, o mecanismo de maior importância dentre estes é a produção de betalactamases, enzimas capazes de catalisar a hidrólise do anel betalactâmico, grupo farmacofórico destes quimioterápicos, levando à inativação de seu efeito terapêutico. A resistência bacteriana a antibióticos betalactâmicos é constatada há mais de 60 anos e sua ocorrência tem se mostrado cronologicamente crescente desde a descoberta da penicilina até os dias de hoje. Atualmente a resistência por betalactamases se torna cada vez mais relevante em conseqüência da emergência de bactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (ESBL) que constitui uma ameaça crescente à saúde pública, pondo em risco a eficácia terapêutica de drogas de amplo espectro, defasando cada vez mais as opções terapêuticas para as doenças infecciosas de etiologia bacteriana disponíveis atualmente. Por serem de origem plasmidial, as ESBLs disseminam-se rapidamente o que torna urgente a adoção de medidas estratégicas para conter esse fenômeno.
Descrição: FERNANDES, L. S. Resistência bacteriana aos betalactâmicos por mecanismo enzimático: uma revisão de literatura com enfoque nas betalactamases de espectro estendido. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7971
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Silva Fernandes.pdfPDF - Larissa Silva Fernandes1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.