Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7972
Título: Estágio Multidisciplinar Interiorizado: relato de experiência com ênfase na imunização
Autor(es): Silva, Ednilza de Oliveira
Palavras-chave: Imunização
Atuação profissional
Enfermagem
Prevenção de doenças
Data do documento: 13-Mar-2014
Resumo: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência com ênfase na imunização, visto que essa é uma das principais causas da redução de morbimortalidade infantil no país. Objetivos: Explanar a experiência vivida por uma graduanda de enfermagem no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) com ênfase na imunização, apresentar um breve histórico do Programa Nacional de Imunização e sua contribuição na redução de morbimortalidade infantil, além de enfatizar a importância da equipe de enfermagem na manutenção do serviço de imunização de qualidade. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no município de Equador-RN, no período de 03 a 28 de junho de 2013. Os dados foram obtidos através da observação direta durante as consultas de enfermagem, realização e observação de procedimentos, diário de campo, pesquisa bibliográfica e eletrônica. Resultados: Verificou-se no EMI que há uma maior autonomia por parte dos estagiários da equipe de saúde. Atestou-se que o enfermeiro tem papel fundamental no que concerne a promoção de saúde, principalmente pelo seu papel de educador, como também de supervisor no referente a sala de vacinas, além de esse ter um maior vínculo com a comunidade por passar mais tempo junto a essa que os demais profissionais da equipe e dessa forma, conhece a realidade local da comunidade que atua. Evidenciou-se que a insegurança dos responsáveis pelas crianças, muitas vezes parte de mitos que podem ser minimizados pela equipe de enfermagem. Conclusão: Assim, os profissionais podem interferir diretamente na saúde da comunidade em que trabalham, visto que a educação deve ser rotina em cada atendimento e que cada ação de imunização também deve ser vista como uma oportunidade de assistir o ser holisticamente. A minha satisfação pessoal como colaboradora mesmo por pouco tempo, mas a certeza do dever cumprido diante dos desafios vivenciados não só com a comunidade, mas o trabalhar com uma equipe multidisciplinar.
Descrição: SILVA, E. de O. Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Um relato de experiência com ênfase na imunização. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7972
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednilza de Oliveira Silva.pdfPDF - Ednilza de Oliveira Silva1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.