Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Título: Alterações sistêmicas em pacientes traumatizados de face
Autor(es): Lourenço, Ricardo Dias
Palavras-chave: Traumatismo facial
Glicemia
Centros de Traumatologia
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O trauma é uma doença multissistêmica de caráter endêmico na sociedade moderna e sua história reflete a evolução da humanidade. Os acidentes que acometem a face apresentam incidência crescente, especialmente nas últimas quatro décadas, tendo estreita relação com o aumento de acidentes envolvendo veículos automotores e a violência urbana, como sendo as principais causas desses traumatismos, principalmente entre jovens. O presente estudo tem como objetivo demonstrar que nos pacientes acometidos por fratura em ossos da face atendidos no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande, Paraíba, no período de julho a dezembro de 2014, apresentavam variações na taxa glicêmica. Foi desenvolvido um estudo transversal, com dados secundários coletados em 30 prontuários médicoodontológicos. Os resultados encontrados revelaram uma predominância do gênero masculino de 6,5:1 em relação ao gênero feminino acometida com fratura em ossos da face; a faixa etária mais acometida com fraturas faciais foi a 20 a 39 anos perfazendo um total de 54% dos casos. Quanto às variações das taxas glicêmicas 43% apresentaram um aumento considerável da glicemia decorrente do trauma sofrido. Sendo estas informações úteis nas condutas dos profissionais de saúde, bem como, na melhoria da qualidade de vida do paciente pósoperatório.
Descrição: LOURENÇO, R. D. Alterações sistêmicas em pacientes traumatizados de face. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Aparece nas coleções:I - CTBMF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Dias Lourenço.pdfPDF - Ricardo Dias Lourenço810.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.